LABORATÓRIO DO IVDP LIDERA EXERCÍCIO INTERNACIONAL PARA VALIDAÇÃO DE MÉTODO DE ANÁLISE

Com a participação de 27 diferentes laboratórios oriundos de 16 países membros da OIV, o Laboratório do IVDP lidera um estudo conducente à validação internacional de uma metodologia para a determinação de ácido sórbico em vinhos, aplicando cromatografia líquida de alta resolução (HPLC).

No âmbito deste exercício, os laboratórios intervenientes obrigam-se a executar a determinação de acordo com regras muito estritas, seguindo escrupulosamente o protocolo analítico disponibilizado pela OIV (OIV-MA-AS313-20). Posteriormente, devem remeter ao IVDP os resultados a que chegaram em amostras preparadas com esse propósito, para que, através de um estudo estatístico aprofundado, se possa afirmar inequivocamente que o procedimento em apreço tem condições para ascender a método internacional, capaz de ser aplicado para dirimir conflitos em trocas comerciais internacionais, com base na composição do vinho, ou, simplesmente, para a sua utilização corrente como método oficial de controlo analítico.

Espera-se que este exercício venha a decorrer no mês de julho, prevendo-se que a proposta de adoção possa ser comunicada à comunidade científica internacional no último trimestre do corrente ano.

A adição de ácido sórbico ou de sorbato de potássio ao vinho é permitida, devendo ocorrer apenas um pouco antes do engarrafamento, com o objetivo de impedir a refermentação de vinhos que contenham açúcares fermentescíveis, ou para impedir o desenvolvimento de leveduras indesejáveis. As recomendações internacionais (OIV) e a regulamentação comunitária admitem a sua presença em concentrações inferiores a 200 mg por litro.

Encontrando-se fixado um valor limite de concentração sem que, contudo, exista algum método consagrado internacionalmente para o doseamento de ácido sórbico, esta ação do Laboratório do IVDP, ao colmatar esta lacuna, revela-se de clara pertinência na cena internacional.