PORTUGAL | PORT WINE DAY

A 5ª edição do PORT WINE DAY dividiu-se por 3 ações distintas: GRANDE PROVA VINTAGE 2017, o PORTO SUNSET PARTY e o JANTAR “DOURO + SUSTENTÁVEL”.

GRANDE PROVA VINTAGE 2017 (GPV) – Palácio da Bolsa, Porto (7/9/2019): Participaram nesta ação cerca de 500 pessoas, na sua larga maioria consumidores com inscrição prévia através de uma plataforma Blueticket, para além de convidados institucionais (cerca de 40). Da parte das empresas, o evento contou com a participação de 50 agentes económicos que tiveram a oportunidade de apresentar 72 vinhos do Porto Vintage. Seguiu-se a cerimónia de proclamação do ano Vintage de 2017 pela Confraria do Vinho do Porto que contou com a participação de 53 vinhos no blend final.

SUNSET PARTY (SP) – Jardim das Oliveiras, Porto (8/9/2019): Participaram nesta atividade 29 agentes económicos. Decorreu entre as 17h e as 22h, aberta ao público, o sucesso da iniciativa em anos anteriores transformou-a num clássico do Port Wine Day.

JANTAR “DOURO SUSTENTÁVEL” (JDS) – Museu de Lamego (10/9/2019: Novidade da edição deste ano foi a atribuição de quatro distinções – Enoturismo, Viticultura, Enologia e Revelação – a projetos que conseguiram destacar-se na Região Demarcada do Douro. Tais distinções evidenciam, igualmente, a vitalidade de uma região, o esforço das comunidades durienses e o envolvimento de todos na preservação de um território único. Os vencedores foram: ENOTURISMO – Quinta da Vallado; VITICUTURA – Real Companhia Velha; ENOLOGIA - Mateus Nicolau de Almeida; REVELAÇÃO – Luísa Borges.